top of page
Foto do escritorGylsson Lopes

O PAPEL DAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS



ESPAÇO DO SABER DE SUZANO: UM BOM EXEMPLO DE CIDADANIA


Um oásis em meio a tanta escassez é a biblioteca Espaço do Saber localizada em Suzano, Rio Pequeno, uma região com altos índices de vulnerabilidade social. Nem por isso, seu fundador, Natanael, desistiu de suas aspirações. Seu maior desejo era possibilitar um espaço adequado de leitura para a população em que vivia. Sem contar com o apoio do poder público e sem ajuda da iniciativa privada, construiu em sua própria casa, uma biblioteca para atender sua comunidade.


Tudo começou em 2008 quando Natanael, esposa e sua filha de 5 anos de idade, chegaram na comunidade pertencente à uma área de ocupação onde residiam cerca de duzentas famílias. Natanael, após sofrer um acidente gravíssimo que o deixou de coma e desenganado quanto à sua recuperação física, perdeu tudo que tinha, pois, ficou impossibilitado de trabalhar devido às graves sequelas deixadas pelo acidente. Isso o mergulhou numa pesadíssima depressão que o obrigava a tomar diariamente, em média, cinco medicamentos antidepressivos, popularmente conhecidos como tarja preta.



Após alguns anos de sofrimento, ele deu uma guinada em sua vida graças à iniciativa de sua esposa que enxergou na leitura uma forma de ajudá-lo a superar aquele trauma. E assim, além de ler muito , ocupou o seu tempo emprestando livros à comunidade que já havia crescido substancialmente “Esse trabalho me curou da depressão de anos e deu novo sentido à minha vida”, disse Natanael. Além disso, auxiliava nos trabalhos escolares dos estudantes locais, tudo gratuitamente. Com o tempo, sua biblioteca comunitária foi ganhando forma com os livros que arrecadava de doações .


Assim nasceu o Projeto Formando Leitores e a biblioteca comunitária Espaço do saber. Foi construída num puxadinho no quintal da casa de Natanael, com quatro metros quadrados e com instalações precárias para atender aos usuários, a biblioteca dispõe de um acervo com livros voltados à literatura e às historinhas em quadrinhos. Os frequentadores, os mais assíduos, são crianças, jovens estudantes e um ou outro adulto. A preferência desse público, em sua maioria composto de crianças, é pelas histórias em quadrinhos. Seu coordenador , Natanael, amante dos livros literários, revela sua satisfação em poder manter aberto esse espaço de leitura, mesmo que esse esforço lhe demande muito sacrifício. Sua biblioteca vai mais além, atendendo a uma população em torno de 3 mil famílias com empréstimos de livro e auxílio escolar, tudo gratuitamente, também, promove ações de inclusão social. Em suas andanças pelo bairro, em conversa com a população, ele transmite noções de cidadania, ecologia, direitos e deveres, incentivo pelo gosto ao cinema, teatro, música e arte em geral. O objetivo é despertar nas pessoas, principalmente nas crianças, o senso crítico e o apego à leitura. Para Natanael, uma boa biblioteca empresta livros, mas uma grande biblioteca empresta livros e promove a inclusão social.

Natanael e outros aguerridos agentes sociais são responsáveis pela manutenção da memória do livro abrindo seus espaços comunitários de leitura nas periferias das cidades. Embora sem apoio e com poucos recursos, eles promovem a expansão do apego ao salutar hábito da leitura.


uma boa biblioteca empresta livros, mas uma grande biblioteca empresta livros e promove a inclusão social.


ESPAÇO DO SABER

Endereço: Rua da Alegria, 26

Comunidade Rio Abaixo, Suzano, SP

CEP: 08694-101




SOBRE AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Nesta edição, o blog oapostolodolivro, abriu espaço para falar de outro tipo de biblioteca que tem o mesmo propósito daquelas tradicionais mantidas pelo Poder Público, além das particulares em escolas e universidades. A biblioteca comunitária é uma biblioteca pública que atende a uma determinada comunidade e por membros dela é administrada. É uma iniciativa cultural importante por incentivar a leitura e propagar o conhecimento a um número maior de pessoas em comunidades, muitas vezes, afastadas dos grandes centros urbanos. Ela deve incentivar atividades que promovam o interesse e o prazer da leitura , e também pode promover concursos de redação, de contação de histórias, oficinas culturais, apresentações musicais e estimular a integração cultural e social da comunidade. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) é um site do governo federal que reúne informações das bibliotecas públicas e comunitárias a fim de apoiar o desenvolvimento das políticas culturais nacionais voltadas para esses equipamentos culturais. O interessado fará um cadastro que possibilitará sua biblioteca participar de chamadas públicas e demais políticas promovidas pelo Governo Federal. Para verificar toda a documentação necessária para o cadastro, basta acessar o site do Governo Federal e seguir a seguinte trilha: Serviços > Cultura, Artes, História e Esportes > Autorizações e Cadastros > Artes > Cadastrar Biblioteca Pública ou Comunitária no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Há ainda iniciativas como da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). Surgiu em março de 2015 como um movimento que teve origem na articulação das redes de bibliotecas comunitárias incentivadas pelo Programa Prazer em Ler, ação de apoio e incentivo à leitura criada pelo Instituto C&A. Seu objetivo é dar amplitude nacional à organização das bibliotecas comunitárias em redes locais.


Para maiores informações visite:



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page