top of page
Foto do escritorGylsson Lopes

NORMAS DA ABNT: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM



A ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que elabora as Normas Brasileiras (NBR). Fundada em 1940, é uma entidade privada e sem fins lucrativos, membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

PARA QUE SERVE A ABNT

Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil, além de administrá-las. Sendo assim, as normas da ABNT são muito importantes para vários setores brasileiros, incluindo pesquisas científicas de faculdade ou realização de TCC. Além disso, a instituição é credenciada e reconhecida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), que agrega todos os órgãos de normas técnicas do mundo. Elas afetam até mesmo as relações comerciais e diplomáticas entre países. No Brasil, a obediência a uma norma técnica é opcional (em alguns países é obrigatória), mas o não cumprimento implica em dificuldades de implementação de um serviço ou a recusa do documento por parte do destinatário.

COMO FUNCIONA


Quando uma proposta é apresentada à ABNT, é feita uma avaliação da pertinência da solicitação e da sua aplicabilidade. Em seguida, a proposta é encaminhada para um comitê técnico para que ela seja incluída no Programa de Normalização Setorial — esse processo ocorre até mesmo quando não há um comitê específico para a demanda, sendo criado um para atendê-la. A partir disso, inicia-se o desenvolvimento de mais uma NBR ou a atualização de uma existente para que a solicitação de uma nova padronização seja atendida. Todo esse processo é supervisionado pela ABNT até que seja concluído. Por exemplo, o grupo de normas ABNT NBR ISO 9000 determina regras para a gestão da qualidade em diversos setores, do industrial ao alimentício. Um produto ou serviço que tenha essa certificação passou por diversos testes, tendo sua eficácia e qualidade comprovados por ISO e ABNT e obtendo determinadas vantagens no seu mercado. Assim, as normas técnicas da ABNT são as que garantem a padronização de peças, o cumprimento de procedimentos em serviços e até mesmo as relações comerciais e diplomáticas entre países.

Num trecho extraído do site da ABNT, ficou fácil entender a preocupação da empresa com a padronização como forma de facilitar o aprendizado de todos quando diz que o produto do trabalho humano é o produto da sociedade humana, e saber fazer alguma coisa significa que muitos homens, no presente e no futuro, em qualquer lugar, em qualquer tempo, também precisam ser capazes de fazer. O trabalho humano se torna material por meio de procedimentos, regras, instruções, modelos, que podem ser repetidos, ensinados e aprendidos. Ensinar e aprender a criar são atos que requerem uma linguagem comum.

ARTIGOS ACADÊMICOS

Qualquer artigo que você precise publicar ou enviar para uma banca deve ser padronizado de acordo com as normas da ABNT. Isso envolve trabalhos de iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), monografias, dissertações e teses (muito utilizadas em pós-graduação stricto sensu). Isso porque a maioria das universidades brasileiras opta por utilizá-las para a orientação e edição de trabalhos acadêmicos. Seguir as regras da ABNT é de extrema importância para que haja clareza nas informações e, assim, a identificação e a compreensão dos conteúdos sejam facilitadas. Saber todos os princípios que regem a formatação do trabalho acadêmico ajuda a nortear o desenvolvimento dele.

FORMATAÇÃO ABNT

A formatação é um dos principais itens das regras da ABNT. Para essa tarefa, devem ser considerados aspectos como fonte, margem, estrutura dos tópicos e espaçamento entre as frases. Seguem alguns exemplos.

· NBR 6022 — mostra alguns detalhes úteis para a publicação de periódicos e artigos científicos impressos;

· NBR 6023 — fala sobre como devem ser feitas as referências de um trabalho, como ordená-las, de onde devem ser retiradas, entre outros detalhes importantes para a base de uma pesquisa;

· NBR 6024 — explica como é o sistema de numeração de títulos e subtítulos que estão presentes nas produções textuais;

· NBR 6027 — determina como deve ser estruturada a apresentação do trabalho no sumário;

· NBR 6028 — aponta o que deve estar contido na apresentação de resumos dos trabalhos escritos;

· NBR 10520 — estabelece como devem ser feitas as citações em seu trabalho para outras produções públicas;

· NBR 14724 — ensina alguns passos principais para a elaboração de conteúdos pré-textuais, textuais e pós-textuais de produções acadêmicas, como dissertações, trabalhos de conclusão de curso, monografias, entre outros;

· NBR 15287 — fala sobre como deve ser montado um projeto de pesquisa.

Como visto, aprender mais sobre o que é ABNT e o que as suas normas nos dizem ajuda muito a evitar problemas na entrega dos trabalhos. Por esse motivo, pesquise sempre sobre as padronizações e treine muito para se acostumar com as regras.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page