OS GRANDES ATRATIVOS DE UMA METRÓPOLE QUE TEM MUITO O QUE MOSTRAR
CENTRO PAULISTANO
Giro no centro da cidade de São Paulo visitando os pontos culturais tradicionais, de relevância e os novos que se destacam na paisagem sombria do maior centro comercial do país. Essas comunidades crescem e vão se estabelecendo atraindo admiradores da arte literária, da dança, do cineclube e outras manifestações culturais. Hoje vamos conhecer o Pateo do Colégio, o Parque do Ibirapuera e o Edifício Martnelli.
PÁTIO DO COLÉGIO
Um mergulho no passado glorioso do Estado de São Paulo. A magia das obras nos transporta como uma máquina do tempo ao passado e olha que se trata de um passado bem remoto. O espectador viaja sem se dar conta quando vislumbra os monumentos e as exposições a partir da área externa da igreja dos Jesuítas no famoso pátio do colégio numa dimensão onde as histórias se misturam, são arquitetos, hoje renomados, outrora visionários; tribos indígenas, hoje cultuadas, outrora povo admirado e há objetos rústicos que davam soluções às necessidades da época e hoje nos mostram o quanto evoluímos, materialmente falando. Certamente, uma visita ao Pateo do Colégio é garantia de que o visitante deixará o local com a sensação de que esteve viajando no tempo, de que cumprimentou velhos conhecidos e principalmente de que passa a enxergar a cidade de São Paulo com sua importância histórica para o desenvolvimento do país.
PARQUE IBIRAPUERA
Zona Sul da cidade
Belo, suntuoso, inspirador, um gigante verde, acolhedor. Ele se transformou não só em sua administração que deixou de ser pública sendo administrado pela iniciativa privada. As atrações culturais tiveram um crescimento significativo com eventos diversos que vão de shows musicais, passando por exposições artísticas variando para outras formas de expressões. Neste dia, sob um sol quente, mas agradável devido à baixa temperatura, a população compareceu com forte presença seja para usufruir a imensidão do verde do parque, seja para apreciar suas atrações culturais. O parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul da cidade é uma atração de mais de cinquenta anos e muito amado e visitado pela população de todos os cantos da cidade. São várias atrações, mas vale destacar o Planetário e a OCA, dois espaços de eventos bem procurados. Enquanto no Planetário as crianças com seus pais se deslumbram com descobertas espaciais, no OCA, jovens e admiradores do cinema se empolgavam com a exposição do diretor de filmes de terror norte-americano Tim Burton
EDIFÍCIO MARTINELLI
Imponência, medo, admiração e quantas outras emoções desperta o Edifício Martinelli.
Foi idealizado e construído pelo imigrante italiano Guiseppe Martinelli que começou as obras em 1924 e foi inaugurado com obras incompletas em 1929. Na época tornou-se o primeiro arranha-céu da América Latina. Mas até sua inauguração, o edifício foi alvo de muita polêmica, embargos e contornos políticos, tudo superado pela obstinação daquele brilhante arquiteto italiano que após tantas batalhas entregou à população aquele monumento de 30 andares, isso se contarmos a residência que esse notável italiano construiu no topo do prédio, feito até então realizado na época na majestosa Torre Eiffel construída em Paris, na França.
O Edifício Martinelli possuía o que de melhor havia naqueles tempos: paredes das escadas revestidas de marmorize, pintura a óleo a partir do 20º andar e 40 quilômetros de molduras de gesso em arabescos. Por causa de tanta suntuosidade, o edifício inspirou Oswald de Andrade, um notável escritor e crítico da época de chamar a cidade de São Paulo de “Cidade Bolo de Noiva”. Em 1979, depois de vários reveses, o edifício que passara a pertencer à União após a Segunda Grande Guerra Mundial, foi reinaugurado depois de passar por uma restauração realizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo do então prefeito Olavo Setúbal, hoje é ocupado por diversas repartições municipais, dentre elas a Secretaria de Habitação e a Cohab.
Comentarios