CONSTRUIDA EM ESTILO NORMANDO TORNOU-SE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Região (área geográfica)
Apesar de possuir um intenso comércio, Santana caracteriza-se como um bairro residencial e é um dos maiores e mais importantes da Zona Norte, pois faz a ligação da região com o centro da cidade. O bairro de Santana possui duas bibliotecas municipais, a Biblioteca Narbal Fontes e a Biblioteca Nuto Sant´Anna.
Biblioteca Narbal Fontes
A Biblioteca foi inaugurada em 27 de março de 1954, recebeu como patrono o ilustre escritor, pedagogo, poeta, teatrólogo, contista, biógrafo, tradutor e médico Dr. Narbal Fontes, passando a Biblioteca Infantil de Santana a chamar-se Biblioteca Infantil Narbal Fontes.
Espaço (infraestrutura)
A Biblioteca está instalada em um prédio de dois andares próprio da Prefeitura. Construído em estilo Normando, de estrutura sólida e rico trabalho arquitetônico, é um patrimônio histórico para a comunidade e para a história do bairro.
Acervo
A Biblioteca Narbal Fontes conta com um acervo de aproximadamente 25 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia etc. Todo este acervo pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca.
Ambientes
Por possuir uma ampla estrutura, oferece espaço em ambientes em várias linguagens culturais, tais como saraus, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, intervenção artística, brincante, cursos, encontros, oficinas, música, cinema, infantil e projetos especiais.
Público/Usuário
Predominantemente da região norte, sobretudo do entorno dos bairros de Santana, Mandaqui, Santa Teresinha e Carandiru. E são diversificados com frequência de estudantes, aposentados, crianças, jovens e adultos preferindo leituras mais para literatura, sobretudo livros clássicos, romances e infantojuvenil.
Funcionamento
De seg. a sex. das 9h às 18h | aos sábados das 10h às 14h - Tel.: 2973-4461
Av. Conselheiro Moreira de Barros,170 / Estacionamento pela R. Estefânia Mendes Pereira, 54
Coordenação
Raquel Beatriz da Conceição
Comentários