top of page

Conheça a biblioteca comunitária do Parque CECAP

Um importante espaço de leitura localizado na cidade de Guarulhos



 

O blog oApostolodoLivro foi visitar a Biblioteca Comunitária Parque CECAP ou Centro Cultural Marieta Dutra localizada na cidade de Guarulhos, região metropolitana vizinha à capital paulista. É um espaço de leitura e de entretenimento que atende à toda a população que habita o conjunto habitacional Parque CECAP.


Região

Localizada no Parque CECAP, Guarulhos, região metropolitana do Estado de São Paulo. Neste distrito fica localizado o terminal turístico rodoviário de Guarulhos, o Hospital Geral de Guarulhos, o SESC Guarulhos e a estação Guarulhos–CECAP da Linha 13 do trem metropolitano de São Paulo. O Parque CECAP foi concebido e construído sob o auspício da antiga Caixa Estadual de Casas para o Povo, a partir de 1968. Marco importante na arquitetura modernista brasileira e na política pública habitacional, denominado inicialmente como Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado. É constituído de doze condomínios com nomes de estados da federação, começando por estados da região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Região Centro-Oeste: Goiás. Região Norte: Tocantins. Os demais condomínios são constituídos pela região Nordeste: Bahia, Alagoas e Sergipe. Dentre eles há um centro comercial, um clube e escolas. Ficou conhecido nacionalmente por ser berço da banda Mamonas Assassinas.


História

O centro cultural Marieta Dutra, é presidido por Cátia Ferreira, formada em enfermagem e história, mas apaixonada por livros. Ela conta que tudo começou a cerca de vinte anos quando conheceu Marieta Dutra que mantinha um projeto chamado Mão no Livro em que levava uma caixa estante composta por 40 livros ao mercado municipal do bairro e os emprestava à comunidade visando despertar o interesse pela leitura. Depois de dois anos, Marieta Dutra solicitou a uma liderança política da região um espaço num prédio público, local onde foi instalada a biblioteca comunitária e hoje um centro cultural que leva seu nome. Segundo Cátia Ferreira, o local é mantido por meios próprios através de um bazar de roupas e da venda de alguns livros.


Espaço/infraestrutura

Instalada em um prédio público estadual, mantém em suas dependências, além da biblioteca, uma horta, criação de abelhas e um bazar.


Acervo

O acervo é amplo e organizado em prateleiras conforme gênero e assunto que vai de livros de Literatura nacional e estrangeira, Direito, Espírita, Autoajuda, Administração, Economia, gibis e revistas. Há também livros didáticos, muito procurados pela comunidade, principalmente por estudantes se preparando para o ENEM ou concursos públicos; ela recebe esses livros de doações de escolas particulares e muitos alunos de escolas públicas recorrem a sua biblioteca para melhor se prepararem. Cátia Ferreira também faz doações para bibliotecas de ocupações, dentre elas, a ong Agua azul que abriga refugiados da Venezuela recebendo centenas de livros voltados ao público infanto juvenil. Ela estima que sua biblioteca conte com um acervo de trinta mil livros, a maioria vindo de doações, outros comprados, como a coleção de Dostoievski.


Público/Usuário

É constituído por estudantes a moradores em geral, como senhoras que querem ler sobre tricô, crianças que gostam de gibis a adultos em todos os gêneros. A preferência de leitura é pela boa e velha literatura e livros de autoajuda. Cátia Ferreira frisou que só empresta livros para moradores do Parque CECAP.


Funcionamento

De segunda a sexta das 10h00 às 18h00 e aos sábados meio período.

Endereço: Av.OdairSantanelli,02 CEP-07190-050-Bairro: Parque CECAP. Cidade: Guarulhos

Telefone: (DDD) não informado

Site: Facebook

E-mail: não informado

Coordenação ( diretor ou equipe).

Cátia Ferreira

Fundadora: Marieta Dutra

6 visualizações0 comentário

© 2022 por  oapostolodolivro. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page