top of page

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO: UM DOS PRINCIPAIS CENTRO MULTICULTURAL DO PAÍS

Mais conhecido como Centro Cultural Vergueiro tornou-se polo cultural dos paulistanos























O Centro Cultural São Paulo da Cidade de São Paulo foi inaugurado no dia 13 de maio de 1982. Foi o primeiro centro de culturas no Brasil construído nos moldes de um centro de culturas multidisciplinar inspirado em outros modelos que já existiam em outras partes do mundo como na Europa, exemplo do Georges Pompidou, fundado em 1977, na cidade de Paris, França. Tudo começou quando um grande empreendimento imobiliário denominado Projeto Vergueiro foi cancelado, neste projeto havia o objetivo de promover uma grande urbanização num terreno cedido para a Prefeitura que foi fruto de desapropriações ocasionadas para a construção do metrô, desta forma a administração municipal pretendeu utilizar aquele amplo espaço com construções de hotéis, um shopping center e uma grande biblioteca, além de um complexo de escritórios. Com a desistência do Projeto Vergueiro, coube à prefeitura aproveitar o espaço para a construção de uma biblioteca pública.

A gestão seguinte, do prefeito Reynaldo de Barros, resolveu reformular o projeto da biblioteca e adaptá-lo ao de um centro de cultura multidisciplinar. E essa missão coube ao então secretário municipal de cultura, Mário Chamie, ele alegava que a localização era ideal para a instalação de uma instituição como essa que contaria com cinema, teatro, espaço para recitais e concertos, ateliês e áreas de exposições, daí o conceito de Centro Cultural, denominação baseada em extensa pesquisa para entender o que significava o acesso à informação em um país como o Brasil.

O edifício foi planejado para facilitar ao máximo o encontro do usuário com aquilo que seria oferecido no centro cultural. E esse novo conceito arquitetônico fez com que a arquitetura do prédio não obedecesse a padrões pré-estabelecidos, privilegiando as dimensões amplas e as múltiplas entradas e caminhos. Para viabilizar as formas arrojadas pretendidas pelos arquitetos, utilizou-se os mais variados materiais, como vidro, aço, concreto, acrílico, tijolo e tecido. Assim após dois anos, foi entregue à população o Centro Cultural Vergueiro que em um só espaço iria abrigar cultura popular e erudita, e todo tipo de manifestação cultural de grupos ou comunidades as mais diversas, para refletir “toda essa igualdade cultural brasileira que é feita justamente das diferenças”, nas palavras do orgulhoso secretário de Cultura Mário Chamie.

O conceito de centro tem a sua origem no latim centrum e pode fazer menção a várias acepções, uma delas refere-se ao lugar onde se reúnem as pessoas com alguma finalidade. Cultural, do vocábulo latino cultus, por sua vez, é aquilo que pertence ou é relativo à cultura. Um centro cultural é, portanto, o espaço que permite participar em atividades culturais. Estes centros têm o objetivo de promover a cultura entre os habitantes de uma comunidade tornando-se um importante instrumento para o desenvolvimento de uma população, tendo como primeiro benefício a inclusão de um povo na cadeia de produção cultural, sendo que até mesmo aquelas pessoas que se encontram excluídas do consumo das artes possam ter acesso a essas diversas atividades culturais, além de ajudar no desenvolvimento dos artistas que ali se apresentam, podendo esses contar com um espaço onde conseguirão apresentarem-se de maneira adequada ao seu público. Com isso, torna-se um ponto de encontro nas comunidades menores, onde as pessoas se reúnem para conservar tradições e desenvolver atividades culturais que incluem a participação de toda a família com atividades culturais gratuitas ou bastante acessíveis.



10 visualizações0 comentário

© 2022 por  oapostolodolivro. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page