top of page
Foto do escritorGylsson Lopes

A OBRA ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? AINDA CONSEGUE SER ATUAL DEPOIS DE 50 ANOS

LANÇADA EM 1968 ATRAIU A ATENÇÃO DO MUNDO POR CAUSA DE SEUS QUESTIONAMENTOS



A obra Eram os Deuses Astronautas? Enigmas indecifrados do passado, certamente marcou toda uma geração no mundo. Foi lançada no final de uma década revolucionária nas artes, na cultura, na música, na Literatura e na astronomia. Apesar do mundo viver uma guerra fria que o dividiu ao meio literalmente falando, as pessoas estavam em êxtase, nunca tantas descobertas estavam sendo reveladas e a palavra revolução dava o tom daquela época. Os dois principais protagonistas de toda essa agitação eram a União Soviética e os Estados Unidos. Juntos permeavam as mentes de toda humanidade não só no quesito armamentista, mas ambos haviam realizado um feito até então inimaginável para os habitantes do Planeta Terra: dominar o espaço. E os norte-americanos foram mais longe: chegaram à Lua. Foi em meio a todo esse transe que em 1968, um ano antes do homem pisar na Lua, foi lançada a primeira edição de Eram os Deuses Astronautas? do autor Eric Anton Peter von Däniken, nascido na Suíça em 14 de abril de 1935, em sua biografia consta como teórico da conspiração, escritor e arqueólogo.

O autor faz uma comparação de um possível acontecimento em que o próprio homem da Terra já muito evoluído passa a explorar o espaço e nessas viagens de longo período se depara com civilizações atrasadas e muito ignorantes. E esses viajantes espaciais passam a ser adorados por esses povos pré-históricas como deuses. Como supõe que teria ocorrido com nossas sociedades da Antiguidade. E em suas divagações, cita figuras famosas do mundo da Literatura como o escritor Júlio Verne que escreveu em seu tempo Volta ao mundo em 80 dias, um visionário, segundo o autor e Einstein, descobridor das leis da relatividade; além de outros cientistas como os que fizeram cálculos da velocidade da luz.

O título do livro é um questionamento e como bom teórico da conspiração, o autor se baseia em várias perguntas até então sem respostas e sobre elas desenvolve sua obra usando como embasamento estudos de renomados cientistas até aquela época do final do século vinte, mais precisamente final dos anos sessenta, quando muitas descobertas sobre os cosmos vieram a luz graças ao desenvolvimento de poderosos telescópios. Esses estudos dão conta de que em nossa galáxia, batizada de Via Láctea, existem um número fantástico de estrelas que podem ser planetas com as mesmas condições de vida que a Terra. E foi mais além, mesmo que nesses milhares ou milhões de possíveis planetas não haja água ou oxigênio em abundância como na Terra, quem pode garantir que não possa existir vida sem esses elementos para nós vitais. Ele lembrou que até há algumas centenas de anos o homem acreditava que o planeta era plano e que o sol girava em torno de nós, desta forma nada pode nos garantir de que não possa haver vida inteligente em outro planeta próximo ou muito distante de nós.

A teoria alienígena surgiu há séculos defendendo a ideia de vida em outros planetas, e que os caminhos dos seres humanos e extraterrestres já haviam se cruzado. O tema da interação humano-extraterrestre foi empurrado para a ribalta na década de 1960, impulsionado por uma onda de avistamentos de OVNIs e filmes populares como 2001: Uma Odisseia no Espaço.

De acordo com antigos teóricos, extraterrestres com o conhecimento superior das ciências e da engenharia, desembarcaram na Terra há milhares de anos, compartilhando seus conhecimentos com as primeiras civilizações e mudando para sempre o curso da história humana. Mas como desenvolver este conceito, se não existe qualquer evidência para apoiá-lo?



Então Däniken buscou essas evidências em suas viagens pelo mundo em lugares de nascimento das grandes civilizações da Terra. E vai levantando suas “provas” como o enigma dos dois atlas do navegador espanhol Piri Reis que reproduziam fielmente a região do mar Mediterrâneo e do Mar Morto que pelo formato só poderiam ter sido desenhados vistos do alto, meios que naquela época não existiam, daí partir a indagação do autor se não teriam sido os visitantes de outros planetas em suas naves que fizeram aquilo. E sobre as pirâmides de Gizé, como poderia a humanidade da época, tão atrasada em tecnologia, erguer aqueles monumentos gigantescos sem o auxílio de máquinas? E as estátuas gigantes de pedra em formato de homem da Ilha de Páscoa somente habitada por indígenas, como eles poderiam esculpir e levantar aquelas enormes estruturas? Para o autor, teria sido obra dos “deuses” extraterrestres que era uma raça superior que em certo período estiveram aqui e depois se foram.

Essa ideia de que a complexidade da arquitetura antiga só poderia ser explicada por uma força maior do que a humana é hoje em dia muito difundida, em parte, graças à obra de Däniken. Mesmo com diversas explicações histórico-arqueológicas bem fundamentadas sobre a tecnologia dos egípcios, dos maias, dos astecas, dos babilônicos e de tantos outros povos, plausivelmente desenvolvida pelo próprio ser humano, ainda é mais fácil olhar para uma obra faraônica do passado e acreditar que humanos “primitivos” não conseguiriam erguer obras tão colossais e complexas.

Apesar de já haver passados mais de 50 anos do lançamento desse livro, um grande best seller que lhe rendeu dezenas e dezenas de reedições, nem todas suas indagações foram respondidas, no entanto, entendo que essa obra não deve ser tratada como um documento de pesquisas cientificas, o que nunca foi e sim uma crônica onde o autor escreveu sobre os acontecimentos de seu tempo e as mudanças que poderão transformar a jornada do homem sobre a Terra.


Certamente, os enigmas abordados no livro tiveram um lado positivo para que o leitor pudesse ampliar sua visão de mundo e continuar a buscar em outras obras de outros autores as respostas tão bem elaboradas para os questionamentos de Eram os Deuses Astronautas?






DADOS DA OBRA

Autor: Eric von Däniken

Obra: Eram os deuses astronautas? Enigmas indecifrados do passado

Ano: 1971

Editora: Melhoramentos

Edição: 13°

Pag.: 178

Tema: Ufologia.
























6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page