INSTALADA NO PARQUE DA JUVENTUDE REPRESENTA UM MODELO INÉDITO DE BIBLIOTECA PÚBLICA
Região (área geográfica)
Zona Norte da cidade (Bairros de Santana, Carandiru e adjacências)
Biblioteca
A Biblioteca de São Paulo (BSP) pertence ao Estado de São Paulo e foi Inaugurada em fevereiro de 2010, está localizada no Parque da Juventude. Esse local outrora fora usado para abrigar o maior complexo prisional do país que foi desativado e seu espaço foi ocupado pela biblioteca e por muitas atividades de programação cultural e outros serviços oferecidos transformando-o em uma praça cultural. Este modelo de biblioteca viva foi inspirado nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia e já recebeu mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto e autonomia aos frequentadores da biblioteca.
Espaço (infraestrutura)
O prédio possui uma área ampla com iluminação zenital, garantindo uma grande flexibilidade de layout interno. A estrutura é formada por 20 pilares e 10 vigas, espaçadas a cada 10 metros. O espaço é constituído por um pavimento térreo com recepção, acervo, auditório para 90 pessoas e módulos de leitura para crianças e adolescentes. O terraço existente nesse pavimento foi coberto por uma estrutura tensionada, que lembra "tendas náuticas" e abriga uma cafeteria, áreas de estar e espaço para performances. No pavimento superior, além das áreas multimídia, encontram-se o acervo e diversos espaços de leitura, sendo um módulo restrito para adultos. Foram implantados mobiliários especiais como mesas para deficientes visuais e mesas ergonômicas para deficientes físicos. Para atender às normas de acessibilidade, o espaço possui pisos instalados táteis, corrimão com duas alturas, inscrições em Braile e rampas de acesso e soleiras adequadas.
Acervo Dividida em dois andares, a BSP, com foco na literatura e mídias digitais, possui acervo de 42.923 obras, entre livros físicos ou em braile, audiolivros, DVDs, CDs, jogos físicos e digitais (games), brinquedos, além de jornais e revistas.
Ambientes
Biblioteca Viva
A Biblioteca de São Paulo foi concebida para ser um espaço arrojado e multimídia, de acessibilidade total, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Diferentemente das outras bibliotecas, a BSP disponibiliza a literatura ao lado de outras mídias, como internet, televisão e jogos eletrônicos que recebeu o conceito de biblioteca viva. Tudo isso, sem contar o espaço externo, por ter sido instalada no Parque da Juventude, modelo inédito de biblioteca pública, na qual o frequentador pudesse associar o hábito da leitura com o lazer oferecido pelo parque.
Público/Usuário
Concentração de pessoas do sexo masculino, tanto nos dias de semana, como nos finais de semana, com idade média de 27,4 anos e 34,1 respectivamente. Há principalmente pessoas nascidas no Brasil, moradores da região Norte do Município de São Paulo. Aos dias de semana, há maior proporção de pessoas que não estão trabalhando e aos finais de semana, com distribuição mais equânime de pessoas trabalhando e não trabalhando.
Com relação às motivações dos frequentadores, de modo geral, a leitura de livros por prazer é predominante, apesar do uso da Internet e computadores ser um interesse muito presente nos frequentadores da BSP. Fonte: spleituras.org.br (dados de 2019).
Funcionamento
De terça a domingo e feriados, das 09h30 às 18h30
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2089-0800
Site: https://bsp.org.br
E-mail: contato@bsp.org.br
Coordenação
Iliria Ruiz Pilissari e equipe
Comments